ATAFONA GANG

ATAFONA GANG
A PURA GANG

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ÚLTIMO GRÃO: LETRA SILVINHO / MUSICA NANI

Relendo a primeira coletãnea de poemas escritos por Silvinho, e prefaciada pelo nosso amigo Ridinho, descobri ÚLTIMO GRÃO.Engraçado como que em 2004, quando recebi esse livreto, essa poesia passou meio que batida por mim... Dessa mesma coletânea, saíram "JVC", "FERRUGEM", "CORTE", "RIO HIGHWAY STAR". Mas ÚLTIMO GRÃO, que estava logo na primeira página, passou. Hoje, quando bati os olhos nela, me encantei e veio logo à cabeça, uma melodia com pegada forte, irada, como um desabafo, puro rock and roll. ÚLTIMO GRÃO é pra mim a trilha sonora perfeita de um filme apocalíptico, tipo "A ùltima Esperança da Terra".Também me soa como uma espécie de último suspiro da humanidade, diante da eterna ameaça de um Day-After. Uma alegoria Pinkfloydiana do FIM.O resultado da minha inspiração, misturada a mais essa maravilhosa poesia de Silvinho, voces conferem logo abaixo.


ÚLTIMO GRÃO


Ser talvez esperança
uma alma criança
à caminhar

entre os edifícios
vazios gelados
amuados e sós

vendo o sol apagar
atrás da nuvem fumaça
de puro gás

e sentir o frio
que a noite arrepio
sempre traz

sentir-se lisérgico
sentir-se alérgico
a todo mal

flutuar dormindo
com o tempo esvaindo
na ampulheta real

a seringa vazia
uma veia rígida
e o sonho nas mãos

pingam dos dedos
o sangue segredos
de nossas paixoes

escombros constantes
almas retirantes
à passear

e o menino de zinco
morre faminto
e não pode sonhar

a rosa é gelada
sem cheiro, sem nada
pra mostrar

o vermelho botão
destino selado
na palma da mão

as ogivas sedentas
pousam cruentas
no meu quintal

as flores rasteiras
sentem as primeiras
garras do mal

correm nas ruas
esperanças nuas
de um povo animal

a luz é tão forte
meu corpo nas cores da morte
é espectral... espectral...

7 comentários:

  1. Mauricio Nani vulgo TOM JOBIM, a sua criatividade é tão grande que se bobear,você põe música no caderno todo do poeta e não larga nada pra mim.
    Essa tem que ter arranjo de cordas com cello e violinos.
    Adorei a letra também, Silvinho.
    Eu quero ver na próxima viola se alguem vai lembrar de todas.
    Leite

    ResponderExcluir
  2. Leite, esse caderno é uma preciosidade...e tá cheio de letras à espera de músicas...hehehehehe!!!
    Como voce é meu irmão, camarada, vou tirar uma xerox e te dar. Cara, essa música ficou épica...E olha que eu não pude estender alguns arranjos em algumas partes, pra não estourar o tamanho do arquivo. O blog só aceita vídeo de no máximo 5 minutos.Mas ela tem uns trechos que dão pra brincar na interpretação, e meter altos arranjos de cordas...violinos...etc...Quanto a lembrar de todas na proxima viola...nada que umas letrinhas impressas não resolvam...hehehehehe!!!!

    ResponderExcluir
  3. puxa vida vida parceiro ,vc desenterrou essa , se nao me engano eu a escrevi em 81 , no auge da minha influencia zeramalheana faz parte, mais uma vez estou orgulhoso de ser seu parceiro e muito obrigado pelas palavras sempre gentis. silvinho.

    ResponderExcluir
  4. Caro Silvinho, o que é bom resiste ao tempo e se atualiza constantemente.Não sei se a leitura que eu fiz dessa letra é a que voce imaginou quando a escreveu... mas se for, essa visão apocaliptica da humanidade,não mudou muito de 81 pra cá. pelo contrário. Hoje não se fala em outra coisa...vide 2012, um dia depois do amanhã, day after...bombas nucleares, guerras santas...etc...edtc.. Acho que voce foi profético e sua poesia é mais atual do que nunca.Eu sou um cara extremamente passional com tudo que faço.E tendo a me apaixonar por cada melodia/musica que crio. Como a produção tem sido em ritmo acelerado, as vezes fico com receio de me perder entre tantas criações. Tento variar ao máximo os estilos,mantendo sempre o meu DNA musical. Mas se voce achar que algo pode ser mudado, que não tenha ficado dentro daquilo que voce imaginou, fale-me...Aliás, não só voce...mas todos da gang podem e tem o direito à criticas, que serão muito bem vindas...Espero que esteja acertando a mão... Uma coisa te digo... não consigo parar de ouvir nossas musicas (minhas e de leite) e isso, eu acho é um bom sinal.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. PÔ SILVINHO, OUVI A MUSICA E VIM VER OS COMENTÁRIOS, PERCEBI MUITO ZÉ RAMALHO, E LENDO O QUE VC ESCREVEU AGORA, FECHOU .....
    SEM QUERER DESFAZER DA MÚSICA, Q TA MAIOR ROCKÃO, ACHO QUE SE TOCÁ-LA NUM ESTILO BALADÃO, TIPO "VILA DO SOSSEGO", TBEM VAI FICAR UM DESBUNDE, MAS ISSO É PRA VIOLA AO VIVO E A CORES

    LORDOSE

    ResponderExcluir
  6. Nani, Lordose e Silvinho
    Acho esses comentários ótimos e como o Flamengo esta perdendo feio me vem uma vontade enorme de escrever.
    Sempre tenho essa preocupação de acertar na música, mas sei que é difícil pois Lordose e principalmente Silvinho quando fazem a letra já estão com alguma melodia na cabeça.
    Eu estou sempre com alguns acordes prontos que toco e gosto e vejo se consigo combinar com a letra.
    Acho interessante quando a música é uma surpresa, quando o poeta não tem noção do que vai acontecer.
    Mas, Silvinho e Lordose também podem quando mandar as letras dizerem que tipo de melodias querem, mesmo assim podemos ter musicalidades diferentes.
    Diminuir ou aumentar a cadência da música é muito normal, o blues que eu e Lordose fizemos pode ser tocado dos dois modos.
    Outro exemplo de Cazuza é TODO AMOR QUE HOUVER NESSA VIDA.
    Bem, termino dizendo que é muito bom todas as músicas que estão vindo e que é muita pretensão achar que todas vão ser tops.
    Abraços a todos,
    Leite

    ResponderExcluir
  7. queridos parceiros a sensçao de ver minhas letras musicadas e maravilhosa ,muitas delas e incluo esta ultimo grao , nao fiz pensando em musica e ve-la musicada e dessa maneira , para mim e um deleite so , por favor continuem , ja falei uma vez e repito algo especial esta acontecendo , estas musicas estao num nivel excelente e estao sendo gravadas da maneira mais simples e visceral possivel , e com esse efeito , acreditem tem algo especial por ai . um abraço a todos e obrigado.silvinho

    ResponderExcluir